© 2018 por Eveli Alexandre. 

Normas para os Prêmios

Ao submeter seu resumo para apresentação em poster, o aluno interessado em concorrer a um dos prêmios da SBMP deverá manifestar este interesse. O interessado poderá concorrer aos prêmios, respeitando sua categoria, sendo estes:  Alcides Carvalho (doutorado), Clibas Vieira (Mestrado) e Antonio Secundino (graduação) e também se inscrever para a atividade de divulgação científica denominada Melhoramento para Leigos.  

 

1) Prêmio Estudantes

A SBMP premiará os melhores trabalhos de estudantes em nível de Graduação (Prêmio Antonio Secundino), Mestrado (Prêmio Clibas Vieira) e Doutorado (Prêmio Alcides Carvalho)

Para concorrer aos prêmios concedidos pela SBMP os inscritos devem atender aos requisitos a seguir: 

a) Ser sócio adimplente da Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas;

b) Estar inscrito no CBMP 2019 e submeter um resumo como primeiro autor;

c) Podem se inscrever para os prêmios os candidatos que não ultrapassarem 12 meses após sua titulação, ou seja: 

- Prêmio Alcides Carvalho (nível doutorado) = seu trabalho deve ser originado de sua tese de doutorado e seu tempo de defesa não poderá ser superior a 12 meses.

- Prêmio Clibas Vieira (nível mestrado) = seu trabalho deve ser originado de sua dissertação de mestrado e seu tempo de defesa não poderá ser superior a 12 meses.

- Prêmio Antonio Secundino (nível graduação) = seu trabalho deve ser originado de sua pesquisa em nível de iniciação científica (com bolsa ou não) e seu tempo de colação de grau não poderá ser superior a 12 meses.

A comissão científica selecionará, com base nos resumos submetidos e devidamente inscritos para premiação, 5 candidatos para apresentação oral durante a realização do CBMP 2019. Dentre estes um será eleito o ganhador do prêmio em cada categoria, sendo que os demais trabalhos receberão menção honrosa. Os premiados, um por categoria,  receberão o valor R$ 1.000,00 e a inscrição para participação no CBMP 2021.

 

2) Prêmio Destaque - Melhoramento para Leigos

Cada aluno, independente da categoria, sócio adimplente da SBMP pode se inscrever também para o prêmio destaque denominado Melhoramento para Leigos. Para isto o interessado deverá ter submetido seu resumo para apresentação no CBMP 2019, que poderá também estar inscrito para um dos prêmios da sociedade.

 

Nesta atividade o interessado deverá enviar para o email atendimento.sbmp@gmail.com um vídeo de 3 minutos, em formato livre, explicando seu trabalho em linguagem acessível para a sociedade em geral. O envio de vídeo deve ser feito até o dia 10/06/19. A partir dos vídeos inscritos 5 (cinco) serão selecionados para apresentação oral de 6 minutos durante a realização do CBMP 2019. Um comitê avaliador escolherá o premiado que receberá o valor de R$ 1.000,00 e a inscrição para o CBMP 2021, sendo que os demais trabalhos receberão menção honrosa.

 

3) Prêmio Ernesto Paterniani

A SBMP reconhecerá o profissional com importante contribuição para o melhoramento de plantas no Brasil concedendo ao mesmo o Prêmio Ernesto Parterniani. Este prêmio será feito por indicação de um sócio adimplente que deverá enviar para o Email atendimento.sbmp@gmail.com sua indicação justificada acompanhada de uma súmula curricular, ambas em formato livre, do seu indicado.

As indicações devem ser feitas até o dia 21 de junho de 2019, e aquelas que forem recebidas sem a  devida justificativa e súmula curricular não serão consideradas. Ressalta-se que o indicado também deverá ser um sócio adimplente da SBMP.

A comissão de seleção do agraciado deste prêmio seguirá a norma aprovada pela SBMP, sendo este comite formado pelos ganhadores das edições passadas (Luiz Carlos Federizzi, Magno Antonio Patto Ramalho e Romeu Kihll) e 2 membros da atual diretoria da sociedade.