© 2018 por Eveli Alexandre. 

PALESTRANTES BRASILEIROS CONFIRMADOS

Alexandre Siqueira Guedes Coelho

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (1990), Mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Goiás (1995) e Doutorado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade de São Paulo (ESALQ/USP) (2002). Atualmente é Professor Associado na Escola de Agronomia, da Universidade Federal de Goiás. Atua na área de Estatística e Bioinformática aplicadas à Genética e à Genômica de plantas.

Alexandre Hild Aono

Área de Pesquisa: Bioinformática aplicada à Genética Vegetal; Aprendizado de Máquina e Redes Complexas aplicados a dados de sequenciamento de nova geração; Análise Metagenômica de Comunidades Bacterianas; Processamento de Imagens Biológicas.

Gabriel Rodrigues Alves Margarido

Graduado em Engenharia Agronômica pela ESALQ/USP, possui Doutorado Direto em Genética e Melhoramento de Plantas pela mesma instituição e pós-doutorado na Microsoft Research. Sua linha de pesquisa atual está concentrada em análises genômicas de espécies com genomas complexos, em particular os poliploides. Desenvolve trabalhos voltados à genotipagem quantitativa e genômica funcional de cana-de-açúcar, com os objetivos de compreender os mecanismos de expressão gênica nesse organismo e identificar genes de interesse para o melhoramento genético.

Luiz Antônio dos Santos Dias

L.A.S. Dias tem experiência em Agronomia, com ênfase em Agroenergia, Biometria e Melhoramento Genético de plantas, como cacau e oleaginosas e Redação Científica.

Maria Leticia Bonatelli

Atuo na área de divulgação científica desde 2014, quando iniciei o projeto de divulgação científica “Ciência Informativa”, em parceria com a Sociedade Americana de Microbiologia. Desde 2016 ministro cursos e palestras voltadas para a capacitação de alunos e professores na divulgação e comunicação científica. Em 2018 recebi o título de especialista em Jornalismo Científico pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo na Universidade Estadual de Campinas e, paralelamente, realizei Pós-Doutorado em Jornalismo Científico na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. Atualmente, participo dos projetos de extensão em divulgação científica DivulgaMicro (http://divulgamicro.com.br/) e o IGNITE (https://ignitescicomm.com/).

Patrícia Sanae Sujii

Professora na Faculdade de Saúde do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF). Trabalha com divulgação científica desde 2014, no projeto Ciência Informativa. Redigiu 45 matérias de divulgação científica e ministrou aulas em sete workshops do tema. Faz pesquisa nas áreas de aplicações de ilustrações para ensino e divulgação científica e de genética de populações, com enfoque em conservação e restauração ecológica.

Roberto Fritsche Neto

Área de pesquisa: Genômica quantitativa, duplo-haploides e fenotipagem de alto rendimento aplicados ao melhoramento do milho tropical para eficiência no uso de nitrogênio. 

Vania Cristina Renno Azevedo

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas (2002), bacharel em Administração (2011) e doutora em Biologia Molecular (2007) todos pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia desde 2007, lotada no Laboratório de Genética Vegetal. Atuou na Supervisão de Curadoria de Germoplasma da Embrapa (2011 a 2015) e liderou a Rede Vegetal (2012 e 2015) e a Vertente Vegetal (2016-2018), no Portfólio de Gestão Estratégica de Recursos Genéticos para Alimentação Agricultura e Bioindústria na Embrapa. Atuou como Representante do Brasil no Grupo de Trabalho Intergovernamental sobre Recursos Fitogenéticos para a Alimentação e Agricultura (GTTI Fitogenéticos) no âmbito da Comissão de Recursos Genéticos para Alimentação e Agricultura da FAO (CRGAA-FAO) nos anos de 2016-2018. Foi curadora do Banco de DNA de Plantas da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (2009-2018). Atualmente atua como Head do Genebank no ICRISAT/CGIAR, na Índia. Coordena as atividades de conservação, caracterização, regeneração, aquisição e distribuição de germoplasma além das atividades de pesquisa em recursos genéticos. Tem experiência na área de conservação genética in situ e ex situ, caracterização molecular, genética de populações, filogenia molecular e DNA barcoding.

Cristiano Zerbato

Máquinas Agrícolas e Agricultura de Precisão, com ênfase em sensoriamento remoto agrícola terrestre e aéreo. Utilização de drones na agricultura. Recomendação de fertilização nitrogenada e identificação de pragas/doenças via índices de vegetação, os quais são gerados via sensoriamento remoto.

Moysés Nascimento
 

As pesquisas atuais estão focadas no uso da Inteligência Computacional e Aprendizado Estatístico em análises biométricas relativas a predição, classificação e reconhecimento de padrões no melhoramento genético. Faz parte do Laboratório de Inteligência Computacional e Aprendizado Estatístico (LICAE) da UFV, o qual busca formação de pessoal para a docência e pesquisa neste tema. Especificamente, o grupo busca propor e avaliar técnicas baseadas em Inteligência Computacional e Aprendizado Estatístico para a solução de problemas na agropecuária. Como resultados, são disponibilizados materiais para toda a comunidade científica, como por exemplo, artigos científicos, um livro sobre o tema: Inteligência Computacional aplicada ao Melhoramento de Plantas (Editora UFV), e um programa para análise de Seleção Genômicas, o GenomicLand.

Alexander Edward Lipka

My research plays a vital role in advancing plant breeding efforts because I develop, apply and evaluate the performance of state-of-the-art statistical and quantitative genetics analyses that quantify “genotype-to-phenotype” associations, and then interpret and disseminate the results to interdisciplinary collaborators. Advances in computational and sequencing approaches have made vast amounts of genomic and phenotypic data available for analysis. These data have the potential to not only provide biological insight into the heritable mechanisms underlying agronomically important traits, but also to shape breeding efforts so that crops can provide higher yield under increased environmental stresses brought forth by climate change. To guarantee that accurate interpretations of these data are being made, it is essential that appropriate statistical approaches are being used in the data analysis. My research program is fulfilling this need by collaborating with fellow scientists who seek to make inferences from these data and then develop the necessary statistical tools to perform analyses.

Luiz Carlos Federizzi

Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Genético de Plantas e Inovações da ciência e tecnologia no Agronegócio. Responsável pelo programa de melhoramento genético de aveia da UFRGS e pelo lançamento comercial de inúmeras variedades de aveia adaptadas aos ambientes subtropicais do Brasil.

Carlos Colombo

Agrônomo com Graduação e Mestrado pela ESALQ e Doutorado pela École Nationale Supérieure Agronomique de Montpellier, é pesquisador científico do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) desde 1989.  Tem experiência na abordagem do tema Diversidade de Recursos Genéticos de diferentes espécies vegetais para fins de conservação, manejo e melhoramento genético.  Atualmente, coordena projeto temático Fapesp sobre domesticação da palmeira macaúba (Acrocomia aculeata) para produção de energia e alimento. 

Vi que os palestrantes estão enviando uma foto. Se for o caso, encaminho esta abaixo.